Tanto em pequenas casas quanto apartamentos, os apaixonados por plantas torcem o nariz. Não ter um espaço para mexer na terra frustra alguns moradores; contudo, engana-se quem ainda pensa assim.
É justamente para otimizar espaço e aproveitar ambientes menores que as hortas verticais ganham notoriedade. Ter o seu jardim, seja em varandas, sacadas, áreas de serviço… O importante é planejar o espaço para que as plantinhas possam ter um bom ambiente.
Como funcionam as hortas verticais?
É comum pessoas criadas em casas, e ambientes com hortas, em algum momento se mudarem para apartamentos. Mas não é por isso que os antigos e bons hábitos de contato com a natureza se perderão.
Hortas verticais, ou hortas suspensas, funcionam em estruturas verticais em paredes ou estantes de diversos ambientes. Podem ser com pequenos vasos encaixados nas paredes, vasos colocados em paletes de madeiras, em “estantes” de madeira… Mas já iremos explicar essas aplicações detalhadamente.
Antes de tudo, para criar sua horta em casa é necessário pensar em um local onde o sol é frequente. Esse é o motivo de ser comum vermos em sacadas e varandas. E o outro é planejar o espaço para então colocar as plantinhas.
Espaço e aplicação
Como dissemos, há várias formas de montar sua horta vertical. E aqui mostraremos alguns exemplos.
- Vasos na parede: Uma opção são os vasos, dos mais diversos materiais, encaixados diretamente na parede do espaço planejado;
- Pequenos vasos de barro em uma treliça: No lugar de colocar os vasos direto na parede, coloque-os em uma treliça. O ambiente além de bonito pelas folhagens, ganha um ar rústico. Os vasos não precisam ser apenas de barro, podem ser potes plásticos, garrafas PET, e de outros materiais.
- Estantes de madeira: Nesse caso, ao contrário de usar treliças, paletes… Você cria pequenas estantes na parede do ambiente para apoiar os vasos nela.
- Sapateiras: Uma forma de ter boas estantes sem precisar colocar nada nas paredes, são utilizando sapateiras. Elas permitem você colocar seus pequenos vasos e ainda dá um toque moderno ao espaço;
- Caixas de madeiras: Focamos em usar o exemplo dos vasos, que são os mais utilizados, mas alguns preferem diferente. Para suas hortas utilizam caixas de madeiras retangulares, para plantar mais em um mesmo espaço. Claro, vai do gosto de cada um.
O que eu posso plantar em uma horta vertical?
Basicamente a única limitação é o espaço. São diversas as plantinhas que podem estar na sua horta. Por exemplo, entre as comestíveis, existem: orégano, manjerona, hortelã, menta, tomilho, coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, morango, rúcula, agrião, alface, tomate-cereja, alecrim, manjericão e meliss.
Entre as plantas ornamentais, temos: flor de cera, café de salão, joia da Amazônia ou alocasia, antúrio-clarinervium, columéia-twister, columéia-marmorata, hera-tricolor, filodendro-brasil, calatéia-pena-de-pavão, corações-entrelaçados.
Aos que gostam de temperar os alimentos, uma hortinha vertical é perfeita! As opções são variadas ao gosto de quem planta, porém é muito importante estar atento com os cuidados!
- Poda: Para que as mudas cresçam bem, precisam ser podadas. Ou seja, não tenha medo de cortar quando estiver crescendo. Corte tranquilo alguns pedaços para utilizar, pois a poda é importante. Assim como saber como poder, pois assim você controla como quer que a planta cresça.
- Terra boa: O espaço menor dos vasos ou caixas, merece uma atenção diferente. Em terra pura é mais fácil para as plantas sugarem nutrientes. Já em vasos, elas precisam de terra boa. Procure comprar terra com bastante nutrientes, para que suas plantinhas fiquem fortes.
- Adubagem: Além de plantá-las em uma terra rica em nutrientes, a adubagem deve ser realizada com frequência maior.
Locais, sol e rega
No artigo sobre sacadas, falamos sobre o espaço verde. Montar um espaço com folhagens e hortas verticais renova o ambiente e o ar. Visualmente você cria um espaço mais agradável e, devido às plantas, o ar e a temperatura se tornam mais agradáveis. É por isso que devemos pensar bem onde iremos montar nossas hortas.
Cozinhas e salas costumam ter algumas plantas, mas varandas e sacadas são os locais ideais. A intensidade de sol recebidos nestes cômodos são importantes para as hortas verticais, mas também exigem cuidado diferenciado. Uma boa prática é regá-las uma vez ao dia em dias úmidos, e duas vezes ao dia no calor. Porém, cada planta possui suas peculiaridades. É importante buscar conhecer sobre cada uma delas. Uma opção são os vasos auto irrigáveis de garrafas pet, alternativa barata e saudável para suas plantinhas.
Valorização do espaço e saúde mental
Um ambiente arborizado, com pequenas hortinhas e folhagens muda completamente. Como já falado, a temperatura e o ar do local mudam, além da beleza que o espaço ganha. Porém, não é apenas isso.
Mexer na terra, regar as plantas, sentar próximo delas… Tudo isso é importante para nossa saúde. Seja física, quanto mental. O local com a horta vertical se torna um canto de descanso e refúgio. Que tal sentar-se ao lado da horta e ler um bom livro, ouvir uma música ou meditar? Esses espaços não fazem só bem para a estética do apartamento, fazem bem para os moradores!
Extra: Jardim vertical em fachadas
Jardins verticais não precisam ficar limitados apenas dentro dos apartamentos. No nosso empreendimento Torre Florença, foi planejado o uso de jardins verticais na fachada do prédio como um conceito diferenciado de sustentabilidade e de beleza para a região. Note a cor verde nos “F” nos primeiros andares.
________
Gostaram do artigo? já tem uma horta vertical? Ficou interessado em montar uma?
Deixe seu comentário com dicas ou dúvidas! Vamos adorar ajudá-lo.