5 Dicas de como usar a sacada como área de descanso

Posts recentes:

Está gostando do conteúdo?

inscreva-se para ficar sabendo das novidades!

Sacadas, varandas, terraços… É comum quem confunda os três. Para falarmos sobre como tornar as sacadas um ambiente mais aconchegante, vamos iniciar os diferenciando de forma resumida.

Sacadas são comuns em apartamentos; áreas que ressaltam da área interna e permite um ambiente mais arejado. Algumas sacadas são fechadas por serem usadas para aumentar a claridade na sala ou no quarto. As varandas já são mais frequentes em casas por ficarem no térreo, como extensão externa das salas ou de outros cômodos. E os terraços são áreas externas e não cobertas ao apartamento ou da área comum do prédio.

Entendido a diferença? Então vamos falar sobre as sacadas.

Área de grande valor

Se há uma área que ganha o carinho dos morados em seus apartamentos é a sacada. Ela permitir criar os mais diversos ambientes, além do contato com o ar externo sem sair de casa. Ela pode ser uma ampliação da sala de estar ou jantar e agregar mais aconchego ao local. Se já era tão querida antes da “onda home office”, após o hábito de trabalhar em casa tornou-se ainda mais forte. Adaptar a sacada foi a forma que muitos encontraram de ter um ambiente para descanso em casa. 


Da cozinha ao escritório

São inúmeras as opções que podemos transformar nossas sacadas, e falaremos delas, mas a clássica é a área gourmet. Os apaixonados por churrasco podem transformar este espaço em sua cozinha especial. Alojando a churrasqueira em um bom local, caso já não tenha, abre espaço para os demais itens. Talvez um forno, ambiente para os espetos, temperos, cervejeira ou adega… As possibilidades são vastas.

Além da disposição para melhor aproveitamento, há outro detalhe importante: Utilize móveis fáceis de serem higienizados. Dê preferência por materiais lisos, para que seja fácil limpar e não haja proliferação de sujeira. Contudo, se o foco principal não é o gourmet, mas sim a tranquilidade para o trabalho, também é uma boa.

Escritório ao ar livre

Trabalhar em casa tem inúmeras vantagens, desde a comodidade, economia de tempo, praticidade… Mas ficar dentro de uma sala ou escritório sem pegar um sol faz falta. Transformar sua sacada em um ambiente agradável para levar seu notebook, cadernos e afins mudará completamente o ritmo do trabalho. Ar fresco, sol… Procure encaixar uma pequena mesa em sua sacada, cadeira e preste atenção em pontos com tomadas próximas. Com poucas coisas você reformulou seu escritório e saiu um pouco do habitual. Isso é importante para arejar a cabeça e ter novas ideias! E claro, ainda que esteja nublado, não deixe de passar protetor solar. Por estar em trabalho, algo que demanda tempo, a exposição aos raios solares é constante.


Área de leitura e Área verde

Nem sempre o “escritório” ao ar livre é para trabalho, certo? Que tal montar um ambiente para leitura? Procure pequenas estantes que caibam em sua sacada, organize seus livros, separe um banco, pequeno sofá ou puff. Seu espaço de leitura compacto estará pronto para recebê-lo. Os adeptos da leitura sabem o quanto ler com a luz do sol e ao ar livre faz a diferença. Além do mais, ter ambientes adaptados e diferentes, como no caso de um canto de leitura, incentiva a pratica. Logo, se você quer ajudar e incentivar mais alguém da família na leitura, está ai a chance de um canto especial.

E com certeza a dica para os apaixonados por plantas não ficaria de fora. Uma outra opção bem procurada, fora a área gourmet, é a criação de um espaço verde em sua sacada. Ter plantas torna o ambiente mais agradável, além de ajudar a refrescar o ar nos dias quentes. O verde chama atenção e dá uma beleza ao espaço. Junto disso, um espaço verde combinado com o cantinho da leitura é maravilhoso e aconchegante. Não se limite as plantas de vasos e paredes. Dependendo do espaço livre, uma mini horta é outra opção àqueles que gostam de transformar suas sacadas em pequenos jardins. Falamos mais sobre horta e jardim neste outro artigo.

Sossego com companhia

Já vimos que as possibilidades são várias, mas que tal ter tudo isso com seu pet do lado? Uma dica é montar um pequeno espaço para eles. Cães e gatos amam pegar um solzinho, colocando uma caminha, água e comida é o local ideal. Além disso, ele amará ter sua companhia, seja com você trabalhando, lendo ou estudando.

Tenha o seu canto de descanso

Independentemente de como você deixará sua sacada, o mais importante é você ter o seu espaço de escape. Aquele ambiente onde você vai para descansar, relaxar e esquecer dos problemas. Com a intensidade de funções e tarefas que estamos lidando, esses escapes são fundamentais para nossa saúde mental.

É comum não vermos o potencial da “pequena sacada” em se tornar um espaço de lazer e sossego. Um cômodo tão querido e que ganha ainda mais valor, e não apenas emocional. Uma boa sacada valoriza o seu imóvel e atrai tanto compradores quanto locatários. Nunca sabemos quando haverá o interesse em vender ou alugar, mas saber que ele será valorizado é um ponto importante.



________

Mas e você, qual tipo de sacada prefere? Está tirando um tempo para relaxar?

Deixe seu comentário, com dúvidas ou sugestões! Vamos adorar ajudá-lo

Rolar para cima