3 Fatos sobre Carros Elétricos em Prédios

Posts recentes:

Está gostando do conteúdo?

inscreva-se para ficar sabendo das novidades!

Os carros elétricos já são uma realidade. Nas notícias, podemos ver cada vez mais marcas desenvolvendo seus próprios veículos elétricos e isso aumenta a tendência haver mais desse modelo de veículo em circulação.

Atrelado à necessidade de se utilizar menos combustíveis fósseis, os carros elétricos trazem a proposta de energia limpa e, também, a economia na hora de abastecer.

Porém a grande dúvida para as pessoas que residem em prédios ou costumam fazer grandes distâncias de carro é como que se recarrega o carro e como será feito a cobrança da energia consumida para isso. Por este motivo, colocamos aqui alguns pontos importantes para explicar um pouco mais sobre esses veículos.

Como posso recarregar?

Uma dúvida bem frequente é se eu posso carregar meu carro em tomadas comuns. Bom, a resposta é sim, utilizando o cabo que geralmente já vem com o carro. O ponto negativo é o tempo de carregamento muito lento devido a carga que a tomada poderá fornecer. Por este motivo, recomenda-se utilizar as estações de carregamento de carros elétricos, porque além de conseguirem recarregar o veículo de forma mais rápida, ele também consegue gerar uma maior economia na hora da recarga devido a sua maior eficiência energética.

As estações de carregamento podem ser instaladas em tomadas monofásicas ou trifásicas, sendo as trifásicas com sistema de carregamento mais rápido. Hoje é possível encontrar esses pontos de recarga em shoppings, supermercados e postos de gasolina. Ainda são poucas as estações de recarga, mas com a tendência de crescimento desse modelo de carro, devem aparecer também mais pontos em locais de grande circulação.

Dentro do estado de Santa Catarina, a Celesc Distribuição S.A. criou um programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, para estudar o carregamento de veículos elétricos, seus impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional.

A operação-piloto, desenvolvida pela Fundação CERTI, irá contar com eletropostos prontos para utilização dos usuários de veículos elétricos de forma simples e interativa. Além da contribuição do projeto para o meio científico nacional, a implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte.¹


O condomínio e a estação de carregamento

No Brasil, apenas o estado de São Paulo aprovou uma lei que obriga os empreendimentos mais novos ou de maior valor aquisitivo a fornecerem a seus moradores estações de carregamento até a data dessa publicação. As chamadas “vagas verdes” são vagas exclusivas com ponto de carregamento de carro. Com essa lei, a prefeitura de São Paulo também colocou um abatimento de parte do IPVA dos carros elétricos a fim de promover que mais pessoas comecem a adquirir veículos desse modelo.

Assim como o aumento do uso de carros elétricos, os novos empreendimentos pelo país também verão como vantagem ao morador ter pontos de recarga dentro do condomínio, mesmo sem obrigatoriedade. O pensamento é simples: quem não gostaria de não precisar mais ir ao posto para abastecer o seu carro?

Outro ponto importante é sobre o consumo de energia no condomínio. Com a popularização da geração de energia solar instalado em prédios para uso condominial, o carregamento do carro elétrico pode sair em um valor baixo ou não gerar custo para os moradores.

Observe os modelos de plugues

Hoje encontra-se no mercado três padrões principais de plugues: o norte-americano, o europeu e o japonês. Portanto, o ideal no condomínio é que a vaga verde tenha estações de recarga ou adaptadores para cada caso, para que todos possam recarregar o seu carro sem problemas. Já existem também discussões para a padronização a nível global para um menor número de plugues ou um modelo único para todos, como já acontece em carregadores de aparelhos eletrônicos.

E quanto a locais públicos, é sempre interessante você verificar se as estações de carregamento são compatíveis com o seu veículo ou se você pode ter adaptadores de acordo com a tomada. Lembrando que ainda não é permitido cobrar qualquer taxa ou tarifa por uso de energia para carregamento em lugares públicos. No caso de shoppings ou estacionamentos, o cliente poderá pagar o preço cobrado no estacionamento, mas não pelo serviço de recarregar.

Extra: Um pouco mais sobre carros elétricos

Para ficar um pouco mais fácil para entender sobre carros elétricos, podemos fazer um comparativo com o modelo atual, o carro a combustão.

Os carros a combustão têm a necessidade de queimar um combustível fóssil para gerar uma explosão dentro do motor. Dependendo do modelo do automóvel, a autonomia pode ser de 500 a 800 km com um tanque de combustível.

No carro elétrico, quando você acelera, uma corrente elétrica cria um campo magnético que faz girar os eixos das rodas diretamente, consumindo a energia armazenada nas baterias. As gerações mais atuais permitem percorrer de 200 a 400 km sem abastecer, mas com a melhoria da tecnologia de bateria, prevê-se percorrer até 800 km com apenas uma carga.

Enquanto os carros a combustão geram gases poluentes a atmosfera, os carros elétricos não precisam gerar estes gases por não ter a queima de combustível. Desta forma, diz-se que os carros elétricos são mais ambientalmente amigáveis. Por conta disso, estimula-se tanto a produção mais limpa dos carros elétricos, quanto a eficiência das baterias e outros elementos chaves para a sua utilização.


________

Sabemos que tudo isso ainda é uma grande novidade, porém se estima que em 2025 os carros elétricos se popularizem no Brasil, e até 2030 tenha uma frota de cerca de um milhão de carros elétricos circulando.

E você, qual sua opinião sobre os carros elétricos?

Deixa nos comentários pra gente saber.

¹ https://eletropostocelesc.com.br/index.php/sobre/

Rolar para cima